O Agrupamento de Escolas D. Sancho I foi criado em 2012/2013 e resultou da agregação do Agrupamento de Escolas de Calendário com a Escola Secundária D. Sancho I, sendo a última a atual sede. Esta unidade orgânica é constituída por uma escola com 3.º ciclo e Secundário (Escola D. Sancho I), uma escola básica com 1º e 2º ciclo (Dr. Nuno Simões), cinco escolas básicas de 1º ciclo (EB de Louredo, EB de S. Miguel, EB de Meães, EB de Esmeriz e EB de Cabeçudos) e quatro jardins-de-infância (Lage, Louredo, Esmeriz e Cabeçudos). O número total de alunos do Agrupamento é superior a 2700, distribuídos pelos diferentes níveis de escolaridade.

O agrupamento aposta na diversidade da sua oferta educativa, onde para além do ensino regular, se incluem os cursos profissionais, os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), o Ensino Recorrente e um polo do Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão.
A população escolar até ao 3º ciclo é proveniente maioritariamente de duas freguesias: União de Freguesias de Famalicão/Calendário e União de Freguesias de Esmeriz/Cabeçudos; no ensino secundário, a população escolar é proveniente de todas as freguesias do concelho sendo que uma percentagem significativa provém de concelhos limítrofes.

A Escola D. Sancho I, sede do Agrupamento, nasceu no ano letivo 1956/57, sendo então fundada como Escola Comercial e Industrial, na rua Adriano Pinto Basto. No ano letivo de 1962/63, mudou-se para o atual edifício e a partir de 1979, passou a designar-se Escola Secundária nº 1 de Vila Nova de Famalicão, sendo a instituição de ensino de nível secundário mais antiga na cidade. A partir de 1987, passou a denominar-se Escola Secundária D. Sancho I em homenagem ao rei que atribuiu o primeiro foral a Vila Nova de Famalicão em 1205, D. Sancho I. No ano letivo de 2010/11, a escola é incluída no programa de modernização e requalificação da Parque Escolar, foi alvo de uma intervenção de fundo. O antigo edifício foi totalmente remodelado, mantendo a sua traça original. As novas instalações cumprem as atuais exigências de conforto, segurança e acessibilidade para todos, transformando-se numa moderna escola com condições estruturais excelentes. Em 2012/2013, por força das políticas educativas, nasceu então o Agrupamento de Escolas D. Sancho I.

Esta escola, que se afirma como uma referência na Educação do concelho de Vila Nova de Famalicão, oferece aos seus alunos um percurso sequencial integrado e com total interligação entre os diferentes níveis de escolaridade e garante uma educação de inquestionável qualidade e vocacionada para percursos de sucesso.

Na sua missão, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I surge como uma instituição pública comprometida com a formação integral de crianças, jovens e adultos e com uma visão inovadora e promotora de boas práticas (projetos, estágios e intercâmbios no estrangeiro e inovação pedagógica).

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I, fiel depositário de uma longa história com elevado prestigio na área da educação, orgulha-se da sua capacidade de olhar para o futuro com ambição e dos seus elevados padrões de qualidade e exigência, onde valores como o Humanismo, a Democraticidade, o Profissionalismo, o Empreendedorismo e o Sucesso Educativo estão sempre presentes.

Uma Escola aberta e disponível para a Comunidade Educativa!