“Como elaborar um currículo vitae?” e “Como se preparar para uma entrevista de emprego?” foram as temáticas abordadas na palestra que ocorreu no passado dia 6 de março, na Biblioteca da Escola D. Sancho I. A atividade realizou-se no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Sara Silva, do 3º ano do Curso Técnico de Contabilidade, e abordou regras fundamentais a ter em conta na elaboração dos CV e cartas de apresentação. Foram igualmente apresentadas algumas técnicas de procura de emprego e as posturas corretas a adotar nessas entrevistas conducentes a uma possível contratação.

Na opinião dos alunos, tratou-se de uma aprendizagem extremamente importante pois tratou de questões essenciais e práticas com que os mesmos se vão deparar aquando da entrada no mercado de trabalho.

O painel contou com a participação de Alexandra Costa, que se encontra neste momento a finalizar o último ano do Mestrado Integrado em Psicologia. A palestrante realizou o seu estágio no âmbito da Psicologia das Organizações, onde teve a possibilidade de integrar um departamento de Recursos Humanos, na Universidade do Minho, em Braga. A moderação esteve a cargo de José Enes Esteves.

O Departamento da Educação da Câmara Municipal, o Serviço de Psicologia e Orientação e o Gabinete do Emprego e Empreendedorismo do AE D. Sancho I dinamizaram duas sessões de divulgação dos cursos TESP (Técnico Superiores Profissionais) e CET (Cursos de Especialização Tecnológica) no passado dia 2 de março, no Biblioteca da escola sede.

Estas sessões tiveram como público-alvo os alunos do 12º ano dos cursos profissionais e contaram com a presença de representantes dos Politécnicos e demais instituições que ministram esta tipologia de oferta formativa na nossa área de residência, a saber, IPCA, IPB, CITEVE, CESPU e CENFIM.

Aos alunos foram dados esclarecimentos sobre as condições de acesso, características, planos de formação e demais informações relativas a estes cursos que se apresentam como uma via de prosseguimento de estudos em crescimento nos últimos anos letivos.

Esta iniciativa contou também com a presença do coordenador do Secretariado de exames, professor José Pereira, que elucidou os alunos sobre questões pertinentes referentes aos exames nacionais.

Aos Encarregados de Educação foi reservada a parte final da tarde para também eles serem informados sobre o assunto e assim puderem acompanhar a tomada de decisão dos seus educandos.

Durante o mês de janeiro, todas as turmas do 3º ano dos cursos profissionais realizaram workshops sobre elaboração de currículos e simulação de entrevistas de emprego, dinamizados por duas equipas do IEFP em colaboração com o Gabinete do Emprego e Empreendedorismo da escola. Para além da explicitação de técnicas de procura de emprego, resposta a anúncios e avaliação do mercado de trabalho, as duas técnicas daquele instituto transmitiram importantes indicações a ter em conta na elaboração de um currículo e apelaram a posturas e comportamentos adequados aquando da realização de entrevistas de emprego.

Estas atividades inserem-se numa renovada parceria com aquela instituição e pretendem dotar os alunos de competências e destrezas essenciais para a inserção no mercado de trabalho. Os alunos aderiram com entusiasmo, reconhecendo a pertinência e utilidade destas iniciativas.

Nos dias 13 e14 de março de 2019, as turmas do 1º e 2º anos do curso de Técnico de Manutenção Industrial da Escola Secundária D. Sancho I deslocaram-se em visita de estudo às instalações da empresa Metalogalva, na Trofa.

Esta atividade revelou-se de grande interesse para os alunos, na medida em que lhes possibilitou um contacto direto com a produção de equipamentos envolvendo diferentes etapas, tais como: transformação e furação de chapa, soldadura, galvanização, pintura eletrostática, entre outras.

A Metalogalva é uma empresa sólida, com diversas unidades de produção, sendo que a grande maioria está localizada no norte do país. A produção desta empresa serve setores como o da energia, iluminação, energias renováveis, telecomunicações, rodovias e ferrovias.

A visita guiada a duas das suas unidades de produção permitiu ficar a conhecer a história da empresa, bem como o funcionamento das diferentes áreas de produção, tendo contribuído fortemente para a convicção, dos nossos alunos, de que escolheram uma área de estudos gratificantes e com uma alta taxa de empregabilidade no futuro.

No passado dia 24 de maio de 2019, os alunos do 1º ano do Técnico de Contabilidade, acompanhados pelas professoras Elisabete Rodrigues e Teresa Beleza, efetuaram uma visita às instalações do Crédito Agrícola para conhecerem in loco o funcionamento de uma agência bancária. Com esta atividade, no âmbito do estudo do módulo “Operações Bancárias”, da disciplina de Cálculo Financeiro e Estatística Aplicada”, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as instalações e os diversos setores da instituição, e de observar algumas das muitas operações bancárias aí realizadas, nomeadamente, a abertura de contas, o funcionamento do Multibanco, as formas de pagamento mais usadas, a especificidade da contagem das notas e moedas, assim como a abertura do cofre. Os participantes foram também sensibilizados para a problemática da solicitação de créditos, do endividamento das famílias e da importância da poupança/investimento.

A Direção do Agrupamento de Escolas D. Sancho I agradece à Caixa de  Crédito Agrícola a participação em mais esta iniciativa que, como as demais, tem contribuído para uma formação mais prática dos nossos alunos.

No dia 6 de junho de 2019, os alunos dos 2º anos dos cursos profissionais de Técnico de Contabilidade e Técnico Comercial assistiram a uma abordagem diferenciada, promovida pela Dra. Anabelle Pereira, do IEFP de Vila Nova de Famalicão, subordinada ao tema “Plano de Negócios”.

O principal objetivo do Plano de Negócios é orientar o empreendedor – que pretende iniciar uma atividade económica ou expandir uma empresa – na tomada de decisões estratégicas antes de iniciar o seu empreendimento, com o intuito de minimizar fatores de risco. Este plano permitirá ainda avaliar a viabilidade da implantação da sua ideia e assenta num documento escrito que tem como objetivo estruturar as principais ideias e opções que o responsável deverá avaliar para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada. A nossa convidada abordou também os aspetos a considerar na elaboração de um plano de Marketing.

Estas aulas práticas cumpriram plenamente os seus objetivos pois esclareceram e motivaram os alunos para a criação de planos de negócios e de marketing virtuais ou factuais.

Esta atividade inseriu-se no plano de ação do Gabinete do Emprego e Empreendedorismo e teve como objetivo aproximar os alunos da realidade empresarial e das práticas do mundo laboral.

Por forma a tornar mais ágil o processo de matrículas, informo toda a comunidade educativa que, por informação do Ministério da Educação, as renovações de matrícula (EPE, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º) passam, a partir do dia de hoje, a processar-se de forma automática, nos mesmos termos em que acontecia no ano letivo transato, com exceção de transferências de estabelecimento.

Consulte a Nota Informativa aqui.

Seguro Escolar é regulamentado pela Portaria n.º 413/99, de 8 de junho, e constitui um sistema de proteção destinado a garantir a cobertura dos danos resultantes de eventos ocorridos no local e tempo de atividade escolar, ou atividade desenvolvida com conhecimento e sob a responsabilidade da Direção da Escola, que provoque, no aluno, lesão, doença ou morte, e é aplicado complementarmente aos apoios assegurados pelo sistema nacional de saúde.

Consulte o documento em anexo

Facebook D. Sancho I